Impacto do estilo de vida na saúde

Impacto do estilo de vida na saúde

Dariush D. FARHUD 1, 2, *Informações sobre o autor Notas do artigo Direitos autorais e Informações sobre licença Aviso legalEste artigo foi citado por outros artigos no PMC.Vamos para:

Introdução

O estilo de vida Evangelico é um meio usado por pessoas, grupos e nações e é formado em textos geográficos, econômicos, políticos, culturais e religiosos específicos. Estilo de vida é referido às características dos habitantes de uma região em tempo e lugar especial. Inclui comportamentos cotidianos e funções de indivíduos no trabalho, atividades, diversão e dieta.

Nas últimas décadas, o estilo de vida como importante fator de saúde é mais interessado pelos pesquisadores. Segundo a OMS, 60% dos fatores relacionados à saúde individual e à qualidade de vida estão correlacionados ao estilo de vida ( 1 ). Milhões de pessoas seguem um estilo de vida pouco saudável. Por isso, eles encontram doenças, incapacidades e até a morte. Problemas como doenças metabólicas, problemas articulares e esqueléticos, doenças cardiovasculares, hipertensão, excesso de peso, violência e assim por diante, podem ser causados ​​por um estilo de vida pouco saudável. A relação entre estilo de vida e saúde deve ser altamente considerada.

Hoje, grandes mudanças ocorreram na vida de todas as pessoas. Desnutrição, dieta pouco saudável, tabagismo, consumo de álcool, abuso de drogas, estresse e assim por diante, são as apresentações do estilo de vida pouco saudável que eles são usados ​​como forma dominante de estilo de vida. Além disso, a vida dos cidadãos enfrenta novos desafios. Por exemplo, as novas tecnologias emergentes dentro da TI, como a Internet e as redes de comunicação virtual, levam o nosso mundo a um grande desafio que ameaça a saúde física e mental dos indivíduos. O desafio é o uso excessivo e indevido da tecnologia.

Portanto, de acordo com os estudos existentes, pode-se dizer que: o estilo de vida tem uma influência significativa na saúde física e mental do ser humano. Existem diferentes formas de tais influências. A consanguinidade em algumas etnias é uma forma dominante de estilo de vida que leva aos distúrbios genéticos. A reforma desse estilo de vida não saudável é um fator de prevenção para diminuir a taxa de doenças genéticas ( 2 ). Em alguns países, o uso excessivo de drogas é um grande estilo de vida pouco saudável. O Irã é um dos 20 países que mais usam medicamentos. Eles preferem medicação para outra intervenção. Além disso, em 15 a 40% dos casos, eles usam medicamentos sem receita médica ( 3). Analgésicos, colírios e antibióticos têm mais uso no Irã. Embora as automedicações, como os antibióticos, tenham um efeito negativo no sistema imunológico, se o indivíduo for afetado pela infecção, os antibióticos não serão eficazes no tratamento. No geral, 10 por cento das pessoas que são auto-medicadas terão complicações graves, como a resistência aos medicamentos. Às vezes, a alergia a medicamentos é tão grave que pode causar a morte ( 4 ).

Finalmente, variáveis ​​de estilo de vida que influenciam na saúde podem ser categorizadas em alguns itens:

  1. Dieta e Índice de Massa Corporal (IMC) : A dieta é o maior fator no estilo de vida e tem uma relação direta e positiva com a saúde. A má alimentação e suas conseqüências, como a obesidade, é o problema comum saudável nas sociedades urbanas. Estilo de vida insalubre pode ser medido pelo IMC. O estilo de vida urbano leva a problemas nutricionais como o uso de fast foods e alimentos pobres, aumentando problemas como o cardiovascular ( 5 ).
  2. Exercício: Para tratar problemas gerais de saúde, o exercício está incluído no estilo de vida ( 6 ). O exercício contínuo junto com uma dieta saudável aumenta a saúde. Alguns estudos enfatizam a relação do estilo de vida ativo com a felicidade ( 7 , 8 ).
  3. Sono: Uma das bases da vida saudável é o sono. O sono não pode estar separado da vida. Os distúrbios do sono têm várias consequências sociais, psicológicas, econômicas e saudáveis. O estilo de vida pode afetar o sono e o sono tem uma clara influência na saúde mental e física ( 9 ).
  4. Comportamento sexual: A relação sexual normal é necessária na vida saudável. A disfunção da relação sexual é o problema da maioria das sociedades e tem um efeito significativo na saúde mental e física. Pode-se dizer que a relação sexual disfuncional pode resultar em vários problemas familiares ou doenças relacionadas ao sexo como; AUXILIA
  5. Abuso de substâncias: o vício é considerado um estilo de vida pouco saudável. Fumar e usar outras substâncias pode resultar em vários problemas; doença cardiovascular, asma, câncer, lesão cerebral. De acordo com os reenviados estudos no Irã, 43% das mulheres e 64% dos homens experimentam o uso do hubble-bubble ( 10 ). Um estudo longitudinal mostra que 30% das pessoas entre 18 e 65 anos fumam cigarros permanentemente ( 11 ).
  6. Abuso de medicamentos: É uma forma comum de usar medicação no Irã e é considerado um estilo de vida pouco saudável. Comportamentos insalubres no uso de medicamentos são os seguintes: autotratamento, compartilhamento de medicamentos, uso de medicamentos sem prescrição, prescrição de muitos medicamentos, prescrição de grande número de cada medicamento, drogas desnecessárias, caligrafia ruim na prescrição, desconsideração aos medicamentos contraditórios, desconsideração efeitos nocivos das drogas, não explicando os efeitos das drogas.
  7. Aplicação de tecnologias modernas: A tecnologia avançada facilita a vida dos seres humanos. O uso indevido da tecnologia pode resultar em consequências desagradáveis. Por exemplo, o uso de computadores e outros dispositivos até a meia-noite pode afetar o padrão de sono e pode perturbar o sono. O vício em usar o celular está relacionado aos sintomas de depressão ( 12 ).
  8. Recreação: O tempo de passagem de lazer é um subfator do estilo de vida. Negligenciar o lazer pode trazer consequências negativas. Com planejamento desorganizado e lazer insalubre, as pessoas põem em perigo sua saúde.
  9. Estudo: Estudo é o exercício da alma. Colocar o estudo como um fator no estilo de vida pode levar a mais saúde física e mental. Por exemplo, a prevalência de demência, como a doença de Alzheimer, é menor nas pessoas instruídas. Estudo pode retardar o processo de demência.

Vamos para:

Conclusão

Com um olhar para estudos existentes no domínio da saúde, 9 fatores-chave podem ser sugeridos para o estilo de vida saudável ( Fig. 1 ). Em relação a cada fator, o planejamento sistemático em nível micro e macro pode ser estabelecido. Pode proporcionar um estilo de vida saudável social e individual.

Um arquivo externo que contém uma imagem, ilustração, etc. O nome do objeto é IJPH-44-1442-g001.jpg

Abra em uma janela separadaFigura 1:Nove fatores-chave que formam um estilo de vida saudávelVamos para:

Agradecimentos

Os autores declaram que não há conflito de interesses.Vamos para:

Referências

1. Ziglio E, Currie C, Rasmussen VB. (2004). O estudo transnacional da OMS sobre comportamento de saúde em crianças em idade escolar de 35 países: resultados de 2001-2002 . J School Health , 74 ( 6 ): 204– 206. [ PubMed ]2. OMS (2001). Serviços para a prevenção e gestão de doenças genéticas e defeitos congênitos em países em desenvolvimento (Farhud DD. Como membro do comitê) (WHO / HGN / WAOPB-D / 99.1) .3. Karimi M, Heidarnia A, Ghofranipur F. (2010). Fatores efetivos sobre o uso de medicação no envelhecimento usando saudável acreditam . J Arak Med Uni , 14 ( 5 ); 70 78.4. IRNA (2013). O Irã como um segundo país no uso de drogas na Ásia . Disponível em: www.irna.ir/fa/news/81330471/ . Acessado em: 15 de setembro de 2014.5. Mozaffarian D, T Hao, Rimm EB, W Willett, Hu FB. (2011). Mudanças na dieta e estilo de vida e ganho de peso a longo prazo em mulheres e homens . N Eng Med J , 364 : 2392-2404. [ Artigo gratuito do PMC ][ PubMed ]6. Dunn AL, Anderson RE, Jakicic JM. (1998). Intervenções de atividade física no estilo de vida: histórico, efeitos e recomendações de curto e longo prazo . Am J Preven Med , 15 ( 4 ): 398–412. [ PubMed ]7. C3 colaborando para a saúde (2011). Os benefícios da atividade física para a saúde e o bem-estar . Disponível em: www.c3health.org/wwp-content/uploads/2009/09/C3-review-of-physical-activity-and-health-v-1-20110603.pdf . Acessado em: 1 out 2014.8. Farhud DD, Malmir M, Khanahmadi M. (2015). Felicidade como um estilo de vida saudável . Academia iraniana de ciência médica . (Na imprensa)9. Farhud DD, Tahavorgar A. (2013). Hormônio da melatonina, metabolismo e seus efeitos clínicos: uma revisão . Irã J Endocrinol Metabol , 15 ( 2 ): 221–236 (em persa).10. Notícias da Ebrat (2013). Freqüência do cigarro em adolescentes: consciência de autoridade .www.ebrat.ir/part=mobil&inc=news&id=48774 . Acessado: 1 out 201411. Ebadi M, Vahdaninia M, AzinA, Aeenparast A, OmidvariS, Jahangiri K, et al. (2011). Prevalência do tabagismo: saúde em vista do iraniano . Peyesh Quarterly , 10 ( 3 ); 365– 372.12. Thomee S, Harenstam A, Hagberg M. (2011). Uso de celular e estresse, distúrbios do sono e sintomas de depressão entre adultos jovens . BMC Public Health , 11 : 66-77. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s