O SUS e as dificuldades em sua gestão

Administrar um sistema tão grande, que pretende levar a saúde para todo um país sem dúvidas não é uma tarefa fácil e necessita de muita capacitação. De acordo com alguns problemas que vemos hoje no SUS, pode-se observar que muitos gestores estaduais e municipais não apresentam tal capacitação, além do fato de que o quadro de colaboradores e a estrutura dos centros de atendimento não estão adequados para o fornecimento desse atendimento.

Um programa como o SUS, necessita de uma boa discussão para avaliação das atuais dificuldades e prospecção das soluções.

Desta forma, preparamos esse texto onde abordaremos as maiores dificuldades no Sistema Único de Saúde e o seu histórico.

Histórico do SUS

Para falar um pouco sobre o histórico do SUS, precisamos voltar no tempo e falar sobre um contexto social. Foi criada a lei nº 6.439/77, pelo regime militar que consolidou o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), esse restringia a saúde a uma parcela da população, baseado na divisão em dois grupos:

* 1°classe: formada pelos contribuintes da previdência e seus dependentes, logo beneficiários do tratamento.

* 2° classe: formada pelos não contribuintes, sujeitava-se às Santas Casas de Misericórdia.

Em 1988 foi observado e promovido a saúde como algo essencial a população, sendo criada ai o Sistema Único de Saúde(SUS). Focado desde sempre na regionalização, hierarquização, resolutividade, participação popular e complementariedade

Pouco mais de 30 anos da criação do Sistema Único de Saúde, ele continua com o objetivo de levar saúde a toda a população brasileira, porém ainda com alguns problemas que falaremos agora.

Os desafios na gestão do SUS

Um programa como o SUS é grandioso, um projeto surpreendentemente bom, porém ainda se depara com a falta de preparo de figuras que são importantes para resolverem todos os problemas, que são os gestores, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Os problemas de um setor acabam influenciando diretamente na eficácia dos outros setores, ou seja, o erro de um gestor municipal prejudica o estadual, que acaba errando e prejudicando o federal, assim todo o sistema fica comprometido.

1 – Gestão de suprimentos

O primeiro instituto de gestão, deve fazer de maneira certa e coerente a gestão de material, que deve abastecer as unidades assistenciais, regulação da alocação de serviço, nortear-se pela economia, planejar orçamento; realizar a gestão dos contratos e convênios; manutenção de toda a estrutura física das unidades; serviços gerais, transporte e articulação de patrimônio público.

Quando essa primeira parte é feita com falhas, ou seja, solicitado menos remédios ou equipamentos do que é necessário acaba gerando falha em todo o sistema.

2 – Gestão de pessoal

Depois encontramos problemas que causam falhas no SUS na contratação do pessoal. Atualmente essa contratação é feita por concurso público e indicação, sendo com concurso o mais coerente já que avalia pelo menos de forma teórica a capacidade do servidor. Quando é feita a indicação, corre-se o risco de ter alguém com interesses particulares e acabar não focando no bom atendimento, amor a profissão e cuidado com o outro.

3 – O gerente

Por fim, o gestor de cada unidade é a peça fundamental para fazer o SUS funcionar efetivamente. Essa atividade exige boa capacidade administrativa, gerencial e ainda técnica porém o que acontece novamente são as indicações, ignorando todas essas competências acima. Com isso, o gestor que também está ali apenas por interesse pessoal, acaba não cumprindo com excelência seu papel, prejudicando a saúde pública.

Alguns estudos indicam que uma boa solução para o sistema de saúde atual é o GERUS (Desenvolvimento Gerencial da Unidade de Saúde do SUS), já que é um reorientador do modelo assistencialista e sanitário. Sendo assim, toda a sua estrutura está focada em tornar as unidades de saúde como grandes hospitais e unidades de saúde de referência.

Pronto. Esperamos ter te ajudado a compreender um pouco melhor o Sistema único de saúde e as suas dificuldades.

LEIA MAIS: Aprenda a tirar a segunda via do Cartão do SUS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s