Bibliografia:

Bibliografia:

  • Da enorme literatura relativa a Jesus, é desnecessário referir-se a este lugar a mais do que alguns dos trabalhos mais recentes, que dão na maioria dos casos referências aos seus predecessores. Nas fontes, o melhor trabalho, pelo menos em inglês, ainda continua sendo os Evangelhos da EA Abbott na Encyc. Brit. Nos paralelos com fontes rabínicas:
  • Lightfoot, Horœ Talmudieœ; (melhor ed., Oxford, 1854);
  • A. Wünsche, Neue Beiträge zur Erlduterung der Evangelien aus Talmud und Midrasch, Göttingen, 1878;
  • GH Dalman, As Palavras de Jesus, Edimburgo, 1901. Sobre a vida de Jesus, o melhor e mais crítico trabalho recente é o de O. Holtzmann, Leben Jesu, Leipsic, 1901 (Eng. Trad. London, 1904). W. Sanday, em Hastings, Dict. A Bíblia, sv, apresenta uma estimativa moderada e sincera dos vários aspectos da vida do ponto de vista cristão ortodoxo, e fornece uma bibliografia crítica para cada seção. Uma visão crítica semelhante, com uma descrição mais completa da literatura anexada a cada seção, é dada por Zöckler em Herzog-Hauck, Real-Encyc. sv No que diz respeito à relação da Lei com Jesus, a visão cristã é expressa por:
  • Bousset, Jesu Predigt em Ihrem Gegensatz zum Judentum, Göttingen, 1892;
  • GH Dalman, Christianity and Judaism, Londres, 1901. Dos escritores judeus sobre Jesus pode ser mencionado:
  • G. Solomon, O Jesus da História, Londres, 1880;
  • H. Weinstock, Jesus, o judeu, Nova Iorque, 1902;
  • J. Jacobs, como outros o viram, Londres, 1895.
  • Veja também Polêmicas.

Em teologia:

Porque os Evangelhos, embora contenham material valioso, são todos escritos em um espírito polêmico e, com o propósito de fundamentar a afirmação do caráter messiânico e sobre-humano de Jesus, é difícil apresentar uma história imparcial de sua vida. Tampouco é o quadro composto de Jesus extraído dos Evangelhos sinópticos, tal como é apresentado pelos modernos escritores cristãos e em que o milagroso é reduzido ao mínimo, uma aproximação ao Jesus real. O Jesus da história era tão distante do antinomismo paulino quanto do antagonismo a seus próprios parentes que lhe foram atribuídos; os fariseus não tinham motivo para odiá-lo e persegui-lo, nem haviam dado qualquer motivo para ser odiado por ele, mesmo que seus pontos de vista diferissem dos dele ( ver Novo Testamento ).

Não foi como professor de novos princípios religiosos, nem como legislador novo, mas como obreiro, que Jesus ganhou fama e influência entre os simples habitantes da Galiléia durante sua vida; e foi devido apenas a suas freqüentes aparições após sua morte a esses seguidores da Galileia que a crença em sua ressurreição e em seu caráter messiânico e divino foi aceita e difundida. As visões taumatúrgica e escatológica dos tempos devem ser plenamente consideradas, e as vidas lendárias de santos como Onias, benanina ben Dosa, Phinehas ben Jair e Simeon ben Yoḥai no Talmude, bem como os apocalípticos e outros escritos dos essênios. , deve ser comparado antes que uma verdadeira estimativa de Jesus possa ser formada.

No entanto, um grande movimento histórico do caráter e importância do cristianismo não pode ter surgido sem uma grande personalidade para chamá-lo à existência e dar-lhe forma e direção. Jesus de Nazaré tinha uma missão de Deus (ver Maimônides, “Yad”, Melakim, xi. 4, e as outras passagens citadas emJudeu. Encyciv. 56 e segs. sv cristianismo ); e ele deve ter tido o poder espiritual e aptidão para ser escolhido para isso. As próprias lendas que cercam sua vida e sua morte fornecem provas da grandeza de seu caráter e da profundidade da impressão que deixou sobre as pessoas entre as quais ele se mudou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s